A sustentabilidade no desenvolvimento de projetos de infraestrutura refere-se à criação, operação e manutenção de projetos que atendam às necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades. Confira no artigo!
Leia:
A sustentabilidade em projetos de infraestrutura envolve a adoção de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês) durante todo o ciclo de vida do projeto, desde o planejamento até a implementação, operação e monitoramento. Os pilares fundamentais da sustentabilidade na infraestrutura incluem critérios:
A conscientização sobre a importância da sustentabilidade em projetos de infraestrutura continua a crescer. Existem diversos fatores que demonstram os seus benefícios, sendo um deles a promoção do desenvolvimento social.
Os projetos de infraestrutura, quando bem planejados, podem trazer benefícios socioeconômicos para as comunidades locais, como geração de empregos, melhoria das condições de vida e acesso a serviços essenciais.
Já, a sustentabilidade, garante que os impactos negativos no local do projeto sejam diminuídos, gerando benefícios na preservação local e fazendo com que as comunidades próximas sejam envolvidas. A sustentabilidade nos projetos de infraestrutura também serve como estímulo à inovação e tecnologia verde.
Um dos principais benefícios econômicos da sustentabilidade na infraestrutura é a redução de custos a longo prazo. Ao adotar práticas sustentáveis, como eficiência energética, uso de materiais reciclados e implementação de tecnologias verdes, os projetos podem reduzir seus gastos operacionais.
Por exemplo, a utilização de sistemas de energia renovável pode diminuir a dependência de fontes não renováveis e os custos associados a elas. Além disso, a estruturação eficaz, desde o saneamento até a iluminação, são pontos essenciais no desenvolvimento e infraestrutura do local, o que é benéfico a longo prazo.
Outro benefício da sustentabilidade em projetos de infraestrutura é o acesso a fundos de investimento e que utilizam os critérios ESG nas suas análises e têm crescido não apenas no Brasil, mas no mundo.
Fundada em 2000, a UPSIDE está entre os maiores assessores financeiros independentes do Brasil. Atua na estruturação de financiamento e assessoria em leilões de concessão, tendo prestado serviços para diversas empresas públicas e privadas do setor de infraestrutura.
Com vasta experiência e presença sólida e diferenciada na condução de negócios, a UPSIDE viabiliza operações de Project Finance junto aos Bancos de Desenvolvimento (BNDES, BNB, BRDE), Fundos Regionais (FCO, FNE, FNO, FDA) e os principais bancos privados e fundos de investimento. Entre em contato!