O segundo leilão da ANEEL em 2023 está marcado para 31 de outubro, na sede da B3, em São Paulo, e deve bater recorde de investimentos. Apesar de serem apenas três lotes, este será o maior conjunto de projetos de transmissão já licitados pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
Leia:
O leilão envolverá a construção de nove empreendimentos em cinco estados, incluindo Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins. A licitação tem como objetivo a concessão dos serviços públicos de construção, operação e manutenção de instalações de transmissão pelo período de 30 anos. O prazo de construção dos lotes varia entre 60 e 70 meses e a previsão da ANEEL é que as obras possam gerar em torno de 36 mil empregos.
Este leilão de transmissão tem potencial para ser o maior já promovido pela Agência, podendo superar inclusive o Leilão nº 1/2023, marcado para 30 de junho.
O primeiro lote será destaque do certame, com aproximadamente 1.468km de linhas de transmissão, passando pelos estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Além disso, este lote conta com um longo prazo de conclusão: 72 meses.
Tal período é o mais longo já concedido pela Agência para o período de obra, e se justifica pela magnitude e complexidade do ativo. É importante destacar que, no Leilão nº 2/2023, o Lote 2 será apregoado apenas caso haja interesse no Lote 1, pois ambos estão relacionados.
Caso tenha interesse em receber mais informações, agende uma reunião com a Upside Finance, um dos maiores assessores em leilão de transmissão independente do Brasil.
Fundada em 2000, a UPSIDE está entre os maiores assessores financeiros independentes do Brasil. Atuamos na estruturação de financiamentos e assessoria em leilões de concessão, tendo prestado serviços para diversas empresas públicas e privadas do setor de infraestrutura, com destaque para energia elétrica.
Com vasta experiência e presença sólida e diferenciada na condução de negócios, a UPSIDE viabiliza operações de Project Finance junto aos Bancos de Desenvolvimento (BNDES, BNB, BRDE), Fundos de Desenvolvimento e Regionais (FCO, FNE, FNO, FDA) e os principais bancos privados e fundos de investimento. Entre em contato!